full screen background image
Últimas notícias

Está com o nariz entupido – veja dicas práticas para acabar com o problema


Ficar com o nariz entupido não chega a ser exatamente um caso de emergência médica, mas, convenhamos que isso causa boa dose de incômodo e pode até tirar o sono, certo?

Dito isso, e tendo em mente que muitas pessoas não sabem como proceder para conseguir descongestionar as vias nasais nos momentos de necessidade, decidimos apresentar a seguir algumas dicas que podem ser de grande utilidade. Veja!

Está com o nariz entupido – veja dicas práticas para acabar com o problema

dicas-para-acabar-nariz-entupido

Deixe o ambiente umidificado

O ar quente e úmido pode ajudar a abrir as cavidades nasais, e isso fará com que o ar passe mais facilmente. Outra dica é tomar um banho quente, ou mesmo usar aparelhos umidificadores de ar.

É importante ressaltar que não se deve esquecer de fazer a limpeza dos umidificadores de ar regularmente, afinal, respirar um ar puro é sempre essencial.

Leia também:

Lave o nariz

Fazer a lavagem do nariz com água destilada também pode fazer o desconforto da congestão nasal desaparecer temporariamente. Evite, contudo, usar água da torneira para a lavagem nasal, pois eventuais bactérias contidas nelas podem causar infecções capazes de incomodar bem mais que a congestão propriamente dita.

Experimente um vasoconstritor nasal

Encontrar vasoconstritores nasais em farmácias na atualidade é uma tarefa consideravelmente simples, e felizmente eles ajudam a aliviar o desconforto nasal, podendo até desentupir as narinas por determinado período.

Apesar disso, porém, é preciso cuidado com o uso do produto para não exagerar na dose e sofrer os efeitos colaterais desse excesso.

Vale ressaltar que de acordo com especialistas, quando o efeito do medicamento acaba o nariz pode ficar ainda mais entupido. Por essa razão recomenda-se o uso desse artifício apenas em casos de gripe e durante no máximo uma semana.

Em todo caso, porém, recomenda-se uma consulta médica antes do uso, já que se usado de forma inadequada pode acabar causando até uma rinite medicamentosa. O vício nesse medicamento, também pode causar efeitos colaterais graves, tais como o aumento da pressão arterial e a insônia.

Causas do problemas

A melhor maneira de lidar com o problema do nariz entupido é encontrar a causa do mesmo, escolhendo em seguida com a ajuda do médico o método mais recomendável ao tratamento.

É importante salientar que, se você usou o vasoconstritor no período de uma semana, e mesmo assim ainda não conseguiu se livrar do problema, a melhor solução é procurar um médico otorrinolaringologista. Esse é o especialista na área e saberá identificar a causa do problema.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *