Ações de varejistas em Wall Street sentem compra da Whole Foods pela Amazon | Economia / Mercados

Papéis das duas empresas subiram, enquanto os de concorrentes como Walmart e Target tiveram queda.

Os principais índices de ações dos Estados Unidos não tiveram grandes mudanças nesta sexta-feira mesmo com o negócio de US$ 13,7 bilhões da Amazon.com para comprar a Whole Foods, impactando o setor de varejo e reduzindo as ações de uma série de empresas, incluindo o Walmart e a Target.

O índice Dow Jones subiu 0,11%, a 21.384 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 0,03%, a 2.433 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,22%, a 6.151 pontos.

O acordo da Amazon, empresa com histórico de ter provocado profundas mudanças no mercado, marcou um passo importante pela varejista online no setor de varejo físico.

As ações da Amazon subiram 2,4%, com maior contribuição para o avanço do S&P 500, enquanto a Whole Foods registrou elevação de 29,1%.

Por outro lado, os papéis do Walmart perderam 4,7%. As ações da Target, Walgreen Boots e Costco caíram entre 5 e 7%.

“Isso vai enviar uma onda de choque em todo setor, e isso representa o máximo em disrupção do mercado”, disse Burns McKinney, chefe de investimentos da equipe de investimento da Dallas para a Allianz Global Investors. “Há grandes vencedores e grandes perdedores”, acrescentou.

As ações de energia tiveram alta de 1,7%, apoiando o S&P 500. Os preços do petróleo se recuperaram de mínimas em 2017 nesta sexta-feira, com alguns produtores reduzindo exportações e com uma redução no ritmo com que petroleiras dos Estados Unidos colocam mais sondas para operar.