full screen background image
Últimas notícias

Entenda as diferenças entre gelato, sorbet e sorvetes em geral


O verão chegou, e com ele chega também a temporada das roupas mais leves e alimentos refrescantes, como por exemplo, os sorvetes e picolés geladinhos que ajudam a amenizar o calor.O detalhe, porém, é que muitas pessoas têm restrições em relação ao consumo de alguns ingredientes do sorvete.

O que nem todos sabem, no entanto, é que existe hoje uma grande variedade de sorvetes, cada um destinado a um tipo de pessoa. As opções podem ir bem além dos sabores, possuindo textura e modo de preparo diferentes para atender a demanda de cada consumidor.

Seja por estar em dieta ou por algum tipo de restrição, portanto, saiba que você não precisa abrir mão de um item refrescante nesse calor, pois existem sorvetes que fogem do padrão e podem conquistar seu paladar assim como os tradicionais, te ajudando a passar mais um verão da melhor forma possível.

Veja a seguir alguns tipos diferentes de sorvetes espalhados ao redor do mundo e escolha o que melhor se adere ao seu estilo de vida para se refrescar na estação mais quente do ano.

Diferenças entre sorbet, gelato, sorvete e mundo mais

Entenda as diferenças entre gelato, sorbet e sorvetes em geral

Sorvete tradicional

O tradicional sorvete que encontramos em todas sorveterias e lanchonetes, é composto pela mistura de leite, açúcar e sabores, sendo essa a base para o preparo do doce.

O sorvete industrializado, por exemplo, possui bastante ar incorporado na mistura, o que deixa a sobremesa com uma textura mais leve. Para deixar a massa mais grossa, há quem adicione gemas de ovos ou ainda, amido de milho.

Sorbet

O sorbet, é um tipo de sorvete que não possui nenhum tipo de gordura nem ovos. No geral esse tipo é feito com frutas, açúcar e um pouco de água, sendo a melhor opção para quem é intolerante à lactose mas também quer se refrescar e saborear um sorvetinho.

A sobremesa é muito refrescante e de sabor intenso, podendo ser preparada com ingredientes diferentes, como por exemplo, a versão da cultura árabe, onde os sorbets são feitos com pétalas de flores.

Gelato

O gelato é um sorvete italiano que possui os mesmos ingredientes do sorvete tradicional, porém em proporções diferentes. Os gelatos costumam ter menos gordura e mais açúcar se comparados às versões tradicionais, sem contar que também podem possuir menos ar incorporado na mistura. O resultado é uma textura mais densa e cremosa.

Outra diferença é que eles costumam ser servidos em temperatura diferente da dos sorvetes mais tradicionais.

Granita

A granita é uma sobremesa feita com água e sucos de frutas, misturados, congelados e depois raspados. Na versão italiana, é possível encontrar diferentes edições, o que varia dependendo da região do país, podendo ser mais fina parecendo um sorvete ou mais grossa parecendo uma raspadinha, sempre com sabores pouco convencionais, como café, pistache batido e amêndoas

Frozen Yogurt

O nome já diz tudo: esse é um sorvete feito à base de iogurte, tendo a característica de ser mais ácido e leve se comparado aos sorvetes tradicionais. Trata-se de uma invenção norte-americana que acabou ganhando o mundo e se tornou base para sobremesas diversas.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *