full screen background image
Últimas notícias

Aprenda fazer um molho branco caprichado com 6 dicas simples


Você provavelmente já provou algum prato com molho branco e adorou, certo? O problema é que ao tentar reproduzir a receita em casa nem sempre o resultado é o mesmo, já que normalmente fica com algumas bolinhas.

Sabendo disso, separamos algumas dicas de como preparar o famoso molho bechamel, mais conhecido como molho branco. Siga certinho as dicas e delicie-se com essa maravilha da culinária.

Veja como fazer molho branco dom dicas práticas e eficientes

Aprenda fazer um molho branco caprichado com 6 dicas simples

Materiais necessários

As regras para preparar o molho branco são bem claras. Na primeira delas, tudo o que você precisa fazer é preparar na panela adequada. O ideal é que seja uma de fundo duplo ou triplo, e jamais de alumínio.

Porém, mesmo usando os materiais certos, o verdadeiro segredo para um molho perfeito é o controle da temperatura, se estiver quente de mais ele pode queimar e ficar empelotado.

Batedor de claras ou colher de silicone

O preparado do roux do molho, nada mais é que a mistura da farinha de trigo com a manteiga e cozimento. Essa é a principal parte do preparo do molho, basta apenas alguns minutos no fogo para misturar os dois ingredientes. A dica é mexer o tempo todo, evitando que grude no fundo. Use um batedor de claras ou uma colher de silicone.

Temperatura certa

A principal dica no preparo do molho branco é o controle da temperatura, pois assim seu molho não ficará empelotado. Caso esteja com um roux quente, acrescente leite frio na panela, caso esteja frio, aqueça o leite antes.

Misture bem

Como dito antes, não se deve misturar tudo rápido, por isso, mesmo acrescentando os ingrediente continue misturando e aos poucos coloque o leite na panela, a consistência irá depender do seu gosto, assim como outras coisas. Não se esqueça que o molho vai continuar cozinhando mesmo após acrescentar o leite, logo, ficará mais grosso.

O que fazer se empelotar o molho branco?

Mesmo tomando o cuidado de misturar bem os ingredientes e não parar de mexer, ainda é possível que empelote um pouco. Caso queira que seu molho fique bem lisinho, a dica é passar tudo por uma peneira para depois continuar o processo na panela, até ficar pronto.

Variações do molho

A base do molho branco é bem versátil, podendo ser usada para o preparo de outros molhos igualmente interessantes. Caso queira provar um sabor diferente, a dica é acrescentar queijo meia cura, gorgonzola ou até mesmo o parmesão, é possível até acrescentar a mostarda de Dijon ou Láncienne, o que já vai dar uma grande diferença em seu molho.

Outra dica é acrescentar um pouco de suco de limão, ervas seca ou curry, assim terá um resultado bem diferente do tradicional. Você pode também colocar tempero a gosto, deixando seu molho branco mais com sua cara, criando até um molho próprio para apresentar aos amigos e familiares.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *