full screen background image
Últimas notícias

Chá de capim cidreira emagrece? Descubra!


Apostar nas propriedades naturais que algumas ervas apresentam quando o assunto é emagrecer, muitas vezes, ainda é desconhecida de grande parte das pessoas. Nesse sentido, o chá de capim cidreira pode ser um grande aliado.

Antes de sair por aí tomando o chá, conheça um pouco mais sobre ele, e o porquê é indicado para ser usado nas dietas de emagrecimento. Ah! Vale lembrar que recorrer a um médico ou nutricionista pode ajudar você ainda mais a alcançar os objetivos.

O capim cidreira, dependendo da região onde é encontrado, pode ser conhecido por vários outros nomes. Entre eles, destaque para erva cidreira, capim limão e capim-santo. Agora sim! Conheça suas propriedades para o emagrecimento.

Chá de capim cidreira para emagrecer

O chá de capim cidreira pode ser usado sim no processo com a finalidade de emagrecer. Isso só é possível graças a algumas propriedades específicas que ela apresenta em sua composição.

O capim cidreira acelera o metabolismo do corpo e por isso ajuda a emagrecer

Só o chá não é capaz de fazer milagres, pratique exercícios e se alimente bem (Foto: depositphotos)

O capim cidreira acelera o metabolismo do corpo, o que resulta na queima de gordura de algumas áreas. Além do mais, a erva age como diurético, eliminando o excesso de líquido e, consequentemente o inchaço causado por ele.

Por ajudar na digestão, o chá de capim cidreira também auxilia no funcionamento do intestino. “Alguns dos chás indicados para perder peso aumentam bastante o metabolismo. Eles potencializam a queima de gordura e evita que ela se acumule no organismo”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Outro benefício que também está associado ao processo de emagrecimento dado a partir da utilização do capim cidreira é o controle emocional. De acordo com estudiosos na área, controlar a ansiedade, depressão e nervosismo também ajuda a emagrecer.

Veja tambémCapim-santo: benefícios à saúde (da planta e do chá)

Chás emagrecedores: Erros comuns

O erro cometido por muitas pessoas quando estão tomando qualquer que seja a substância natural para emagrecer é acreditar que ela tem o poder de cuidar de tudo sozinha. Mas, não é bem isso que acontece.

Só o chá de capim cidreira não é capaz de fazer milagres quanto ao emagrecimento, segundo alerta Juliano Pimentel.  “As substâncias estimulantes fazem com que seja possível chegar a benefícios plausíveis. Mas já gostaria de deixar claro que os chás não são fórmulas mágicas para o emagrecimento”.

Ainda segundo o médico, “para que surtam efeito, você deve utilizá-los sempre em conjunto com uma alimentação de verdade (cortando comidas processadas e açucaradas) e com a prática regular de atividades físicas.”

Evite o sedentarismo

Já de acordo com a nutricionista Izabelle Coe, praticar atividades físicas também vai ajudar você a emagrecer. “O sedentarismo é um dos maiores erros que as pessoas cometem. É bom deixar bem claro que, a dieta anda junto com a atividade física”.

Além do mais, fique de olho em outros sinais que o seu corpo pode apresentar quando você resolver fazer uma dieta. “A falta do sono, por exemplo, faz com que a sua quantidade de gordura seja acumulada. Você fica cansado, durante o dia, e acaba perdendo o sono”, alerta Izabelle.

Veja também: Receita de chá desintoxicante à base de capim limão

Outros benefícios do capim cidreira para a saúde

O chá de capim cidreira é indicado para tratar de outros problemas relacionados ao organismo humano. Porém, não custa nada repetir que o médico deve ser consultado para evitar complicações.

Digestão

O consumo do chá ajuda a facilitar a digestão, evitando problemas como azia. Ele também aliviar as cólicas intestinais e combate as flatulências excessivas. “Talvez por ser uma planta tão comum de ser encontrada, as pessoas não deem tanta importância a capacidade medicinal que essa planta tem e o quanto ela pode agregar para a nossa saúde”, alerta Daniel Forjaz, biólogo e especialista em plantas do canal Autor da Própria Saúde.

Depressão, insônia

O capim cidreira trata problemas do estômago, inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções de pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dores de cabeça, diarreia, febre, reumatismo, estresse e tensão muscular.

Cólicas menstruais

Para as mulheres que sofrem com as terríveis cólicas menstruais podem fazer uso do chá de capim cidreira para solucionar o problema. A cidreira também ajuda na promoção do bem-estar e da tranquilidade, já que possui substâncias tranquilizantes na sua composição.

“Um estudo realizado na Índia tentou verificar a qualidade antioxidante da planta. Assim, foi verificado que ele possui qualidades importantíssimas no controle de doenças coronarianas, ou seja, para as artérias do coração”, acrescenta Forjaz.

Todos esses benefícios só são possíveis graças a uma série de propriedades associadas ao capim cidreira. Entre as principais, destaque para antibacterianas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas.

Como preparar o chá de capim cidreira

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 3 colheres (de sopa) de folha de capim cidreira picada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Lembre-se de conservar a panela tampada para ajudar no processo de infusão.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe toda a mistura por ela. Isso vai facilitar a retirada de todas as folhas. Atenção! Para que o chá de capim cidreira surta efeito, você deve ingeri-lo sem adoçar.

É importante lembrar também que é preciso manter uma dieta equilibrada em horários determinados. No caso do capim cidreira, o indicado é ingerir uma xícara de chá meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *