full screen background image
Últimas notícias

Coisas que você precisa saber antes de descongelar a carne


O congelador e o freezer são grandes aliados de quem sabe usá-los, mas quem não sabe pode sofrer ao ter uma comida congelada e não obter o resultado desejado na hora do descongelamento e consumo.

O segredo está na forma de congelar e descongelar a comida. Sabendo disso, separamos algumas dicas de como descongelar a carne para que você sempre tenha um corte de carne macio e fresco, em vez e ficar sempre no açougue.

Dicas importantes sobre o descongelamento de carnes

Coisas que você precisa saber antes de descongelar a carne

Quanto tempo devo guardar a carne?

A primeira coisa que você tem que saber é que cada corte e tipo de carne possui um prazo de armazenamento. Por exemplo, as carnes cortadas em pedaços, possuem um prazo de em média 8 meses, enquanto carnes assadas ou bifes podem ser armazenados por até 6 meses e carne moída por um prazo de 3 meses.

Forma ideal de descongelar a carne

A forma mais segura de descongelar a carne é retirar a mesma do freezer ou congelador e deixar ela descongelar dentro da geladeira de um dia para o outro. Não é aconselhável descongelar em micro-ondas, principalmente se for um corte de carne grosso, pois há o risco de cozinhar por fora e ficar crua por dentro.

Porque não se deve congelar uma carne que já foi descongelada?

Quando a carne é congelada e descongelada ela acaba perdendo líquido e consequentemente a suculência. Dependendo a forma que a carne foi descongelada e a embalagem em que está armazenada, há ainda o risco de contaminação do produto.

Como saber se a carne congelada ainda está própria para o consumo?

Algumas pessoas que mantêm um estoque de carne em casa e sofrem com queda de energia, nutrem a dúvida a respeito do tipo de carne e se ela pode ou não estragar. O fato, porém, é que um eventual caso de queda de energia por poucas horas não é um motivo de preocupação, pois o freezer consegue manter a temperatura por algumas horas mesmo após desligado.

Entretanto, a dica é sempre abrir a embalagem e esperar até cinco minutos do produto em contato com o oxigênio para ver se ela muda a coloração ou o odor.

Pode descongelar a carne em água quente?

Essa é uma das formas de acelerar o descongelamento da carne, porém, isso também faz com que ela perca parte de suas vitaminas, além de alterar seu odor e sabor.

É necessário descongelar por completo antes de levar a panela ou chapa?

De acordo com especialistas, o ideal é descongelar por completo antes de preparar a carne, uma vez que, ao levar a panela ou chapa, ela pode cozinhar por fora e se manter congelada ou crua por dentro. Além do mais, se colocar congelada na chapa pode esfriar a chapa, retardando o processo de preparo, no caso de grelhado, poderá cozinhar a carne em vez de grelhar.

Quais cortes congelam melhor?

De acordo com especialistas, todos os cortes de carne podem ser congelados, com exceção dos miúdos e vísceras, que estragam com mais facilidade. Caso não queira consumir de imediato as vísceras, o ideal é ferver e armazenar na geladeira por no máximo dois dias.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *