full screen background image
Últimas notícias

Aprenda preparar um feijão maravilhoso com 7 dicas simples


O feijão é um dos alimentos mais famosos da cozinha brasileira. Ele sempre vem acompanhado com arroz, podendo também compor o prato principal, como na feijoada ou tutu. E não importa a forma com que é preparado, a verdade é que todos amam o sabor dessa leguminosa tão nutritiva.

Só que a forma mais popular de preparo é refogado para acompanhar o arroz de cada dia, o que nem todos conseguem fazer. Sendo assim, separamos algumas dicas de como preparar o feijão maravilhoso sem errar e ter um prato delicioso à mesa. Veja!

Dicas para preparar um feijão maravilha

Aprenda preparar um feijão maravilhoso com 7 dicas simples

Feijão de molho

Uma dica passada por gerações e que muitos acreditam ser mito da vovó, na verdade ajuda e muito no preparo do feijão. Quando deixamos o feijão de molho, ele cozinha melhor, porque isso além de deixar os grãos mais macios, ainda ajuda a eliminar alguns componentes químicos, que fazem com que a digestão do alimento seja mais lenta, gerando assim a flatulência.

Por quanto tempo se deve deixá-lo de molho?

Se for deixado de molho por uma hora em água fria, o feijão já consegue se livrar dos componentes químicos. Porém, não se deve deixar o grão de molho a noite toda, pois quando deixado de molho por mais de doze horas ele pode esfarelar na hora do cozimento.

Na hora de cozinhar

Quando for cozinhar seu feijão, o ideal é colocar um litro de água para cada quilo de feijão. Após a penela de pressão pegar pressão, conte vinte minutos e apague o fogo, após retirar a pressão, verifique se o feijão está a seu gosto e se necessário acrescente mais água. Caso o cozimento seja feito em panela comum, o tempo de cozimento pode ser de até uma hora.

Grãos inteiros

Se você desejar preparar um feijão maravilha com grãos inteiros e cremoso, o ideal é que não salgue o feijão antes do começo do cozimento. Isso porque o sal pode romper a casca do feijão, portanto, em vez disso adicione apenas o fim do cozimento.

Refogado

A forma mais comum de refogar o feijão é temperar com alho e bacon, preparando o refogado em uma panela à parte e depois acrescentando o feijão. Caso não tenha ou não goste de bacon, a dica é substituí-lo por pimentão vermelho, o vegetal dará um sabor especial ao prato.

Feijão temperado

Para dar um sabor extra ao feijão, você pode acrescentar algumas folhas de louro na água em que deixará o mesmo de molho. Isso também pode ser feito na hora do cozimento. Caso queira, é possível também temperar seu feijão com outros temperos naturais, como tomilho, cominho ou folhas de coentro.

Caldo grosso

Se você é o tipo de pessoa que prefere um caldo mais grosso, a dica é simples: basta retirar cerca de uma xícara de feijão já cozido e amassá-los com garfo e depois acrescer ao cozimento novamente. Depois disso, abaixe o fogo do feijão e deixe o mesmo cozinhando até que chegue à consistência desejada.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *