full screen background image
Últimas notícias

Você pode gostar de jiló: veja dicas de preparo para torná-lo mais saboroso


O jiló é um fruto para o qual muitas pessoas torcem o nariz. Basta apenas ouvir falar a respeito ou vê-lo no prato, para que a reprovação se torne explícita no rosto. Isso acontece porque seu sabor característico é bem amargo, o que faz com que a maioria das pessoas não suporte nem ao menos provar.

Para muitos o fruto parece tão ruim e amargo que chega ser usado como modo de expressão em situações em que algo não vai bem ou deu muito errado, que é quando se diz que a situação ficou amarga como jiló.

O detalhe, porém, é que quem realmente ama esse fruto diz que quanto mais amargo melhor o seu sabor, sendo ele um ingrediente conhecido especialmente na culinária mineira, onde acompanha o frango caipira ao molho com quiabo.

Para quem não gosta da ideia de ter um alimento tão amargo no cardápio, porém, existem algumas alternativas. Isso porque é possível variar o cardápio e prepará-lo de forma que fique menos amargo e mais saboroso aos paladares mais (ou menos) exigentes. Veja a seguir algumas dicas de como preparar o jiló e aproveitar melhor o seu sabor.

Como incluir o jiló no cardápio mais facilmente

Você pode gostar de jiló: veja dicas de preparo para torná-lo mais saboroso

Jiló vermelho

Sim, a maioria das pessoas conhece o jiló com a coloração verde, porém, ele também pode se apresentar nas cores laranja e vermelha, por essa razão em inglês o jiló é conhecido como scarlet eggplant, ou berinjela escarlate. Pois é, você sabia dessa? O jiló também faz parte da família dos pimentões e e berinjelas.

Escolha certa

Para não cometer erro na hora de escolher o jiló, dê preferência aos que estão mais firmes e com a casca mais brilhante. Opte também por não comprar os jilós que estiverem com a casca de coloração amarelada, pois isso é sinal de que já estão amadurecendo. Quanto mais maduro o fruto estiver, mais amargo ele será.

Armazenamento

O jiló pode ser armazenado tranquilamente na geladeira ou até mesmo na fruteira, mas sempre deixe-os em saco plástico, assim ele poderá durar até quatro dias.

Melhor forma de aliviar o amargo do jiló

Como já dissemos, algumas pessoas amam o sabor amargo do jiló, enquanto outras nem tanto. Para aliviar o sabor do fruto, uma das dicas é colocá-lo em pedaços cortado e de molho em água salgada, ou com gotas de limão ou até mesmo com vinagre.

Deixe tudo de molho por quinze minutos antes do preparo. Outra forma caseira de eliminar o amargo do jiló é deixá-lo de molho na água com gelo, deixe-o quinze minutos de molho e em seguida escorra antes do preparo.

Na hora do preparo do jiló

Alguns bares têm usado o jiló como forma de petisco exótico, podendo ele ser fatiado e frito à milanesa, dessa forma ele fica menos amargo e mais apetitoso.

Outra forma de preparar o fruto aliviando seu amargor é cozinhando com arroz. E se desejar um pouco mais de sabor, basta preparar o fruto no vapor ou refogar com cebola e shoyu. Essas são formas diferentes de preparar o fruto fugindo da tradicional cozinha mineira.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *