full screen background image
Últimas notícias

4 dicas para usar a uva passa sem criar polêmica na ceia do fim de ano


Nas redes sociais ou na rodinha de amigos, já é possível perceber algumas das indiretas sobre o uso (ou não uso) da uva passa no cardápio das festas de fim de ano, afinal, há quem ame esse ingrediente e também quem odeie.

Quem ama diz que seu sabor agrega um valor a mais no prato, deixando a receita bem mais saborosa. Alguns inclusive, vão mais longe e mesmo sob risco de soar pretensioso, afirmam que quem não gosta certamente usou o ingrediente da forma errada.

Por outro lado, para aqueles que odeiam o ingrediente não há meio termo, estes são taxativos ao afirmar que a combinação da uva passa no cardápio é ruim e ponto final. No fim das contas, quem será que está certo? Talvez os dois lados tenha até certo ponto alguma razão.

Seja como for, o fato é que existem maneiras interessantes de incluir esse item no cardápio sem que isso venha a causar grandes polêmicas. Para ilustrar isso, mostramos na sequência algumas das melhores dicas para se sair bem nessa missão. Veja!

Aprenda usar a uva passa nas receitas sem causar polêmicas

4 dicas para usar a uva passa sem criar polêmica na ceia do fim de ano

Sinal de fartura

Na época em que não haviam muitas opções para conservar os alimentos, a uva passa era a melhor forma de fazer com que o alimento durasse mais tempo. Há muitos anos a fruta já era colocada para secar ao sol para fim de conservação. E quando a fruta é desidratada seu sabor fica mais forte e mais doce.

Por possuir um sabor mais forte é que ela é usada em pratos salgados. No passado como a fruta era de difícil acesso, quando ela era acrescentada em carne e ensopados isso era sinal de fartura e riqueza. Essa é uma boa explicação para ser um dos ingredientes mais usados no fim do ano, já que é uma época de festas especiais.

O Segredo

Boa parte das pessoas que não gostam do ingrediente, não se agradam de sua textura, pois quando estão murchas ficam mais duras e meio borrachudas. O segredo para que a uva passa não fique com essa textura é hidratá-la antes de adicioná-la a receita.

Para hidratar a uva passa vale usar água e/ou suco de fruta como laranja ou maçã, podendo usar ainda chá preto adoçado. Essa são algumas das combinações mais usadas. Tudo o que você precisa fazer é deixar as uvas submersas por pelo menos uma hora, podendo deixar no máximo de um dia para o outro, assim elas vão ficar mais inchadas e com sabor mais ampliado.

Comida de adulto

As passas hidratadas em espumante, vinho do porto, vinho tinto seco, rum e uísque, deixam o ingrediente com um sabor especial, porém são destinados apenas a pratos servidos a adultos. As passas “bêbadas” combinam com pães, doces e pratos salgados.

Dica para emergência

Uma dica para quem deseja usar o ingrediente e por alguma razão não teve tempo de deixar o mesmo hidratando, é colocar as uvas passas rapidamente em água fervente, ou deixá-las aquecendo em um recipiente com água no micro ondas por 30 segundos a um minuto, nesse último caso, o tempo vai depender a potência de seu aparelho.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *