Uber pagará US$ 245 milhões a empresa do Google em briga por autônomos | Auto Esporte

Carro autônomo do Uber visto em garagem da empresa em São Francisco (Foto: Eric Risberg/AP) Carro autônomo do Uber visto em garagem da empresa em São Francisco (Foto: Eric Risberg/AP)

A Waymo, empresa do grupo Alphabet, e o Uber chegaram nesta sexta-feira (9) a um acordo na disputa judicial sobre carros autônomos, encerrando o julgamento que havia começado na última segunda-feira nos Estados Unidos.

A Waymo processou o Uber e esperava receber cerca de US$ 1,9 bilhão em indenização, além de um pedido de desculpas.

O acordo ainda contém uma cláusula garantindo que nenhuma informação confidencial da Waymo seja usada nos carros autônomos do Uber.

“Estamos trabalhando com a Waymo para garantir que nosso Lidar e software sejam apenas resultado de nosso trabalho”, afirmou.

O fim da disputa permite que o Uber coloque outro escândalo para trás e avance com o desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma após a tumultuada liderança do ex-presidente Travis Kalanick, que testemunhou no julgamento na terça e quarta-feira.

Projeto de veículo autônomo do Google se transformou na Waymo (Foto: AP / Eric Risberg) Projeto de veículo autônomo do Google se transformou na Waymo (Foto: AP / Eric Risberg)

A Waymo afirmou que o ex-engenheiro Anthony Levandowski baixou mais de 14 mil arquivos confidenciais de seu programa de carros autônomos, antes de pedir demissão e abrir sua própria empresa chamada Otto.

Levandowski então passou a trabalhar no projeto de carros sem motorista do Uber, que alegou nunca ter usado nenhuma informação da rival.

A start-up afirma ainda que sua tecnologia de sensores é diferente e foi desenvolvida antes da chegada do engenheiro.

Levandowski nunca falou publicamente sobre as acusações e a justiça não acusou ninguém de roubo. O engenheiro não foi réu no caso.