SindServ Barueri – Portal – Ao pedir aumento, funcionário deve mostrar seu valor para a empresa – Carreiras full screen background image

Ao pedir aumento, funcionário deve mostrar seu valor para a empresa – Carreiras

Bruno Santos/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.18 1h O que vai bombar no Carnaval 2018 nas ruas. Denny Azevedo, 34, e Ricardo Don, 31, artistas, no Academicos do Baixo Augusta. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Roberto Vazquez, que negociou um aumento para si e seus colegas, em sua casa em So Paulo

Negociar salrio como entrar em uma delicada transao de compra e venda: o empregado tenta convencer a empresa a comprar seu trabalho pelo maior valor.

Precificar esse servio, contudo, no tarefa simples. Segundo Jos Augusto Minarelli, presidente da consultoria Lens & Minarelli, a cifra ir corresponder ao valor que a empresa acredita que o funcionrio tem e gera. “Se o profissional tem currculo bom, capacitao e histrico de sucesso, vale mais.”

Ao pedir aumento, preciso vender seu peixe trazendo informaes e nmeros –anos de casa, avaliaes, produtividade, metas cumpridas e responsabilidades.

” uma via de mo dupla. Voc diz: ‘Tenho feito isso pela empresa, o que ela pode fazer por mim?'”, diz Leticia Krauskopf, gerente regional da Randstad Professionals.

Argumentos como dificuldades financeiras, por exemplo, devem ser evitados. “O empregador no est ali para ajudar o funcionrio, e sim para retribuir de acordo com seus resultados”, afirma o coach Marcelo Policarpo, da SBCoaching.

Foi essa a abordagem usada por Roberto Vazquez, 41, ao pedir um aumento para seu chefe na empresa de solues de engenharia em que trabalhava, na rea de atendimento ao cliente.

Elaborou uma planilha com o volume de trabalho e o faturamento de sua equipe antes e depois de um corte de funcionrios e mostrou que, com menos pessoas, davam conta do mesmo servio.

Ele e os colegas pediram, ento, um aumento coletivo. “Expus os nmeros, o diretor prestou ateno, entendeu a demanda e disse que fazia sentido”, conta. Deu certo: a equipe passou a ganhar cerca de 10% a mais.

Segundo Ricardo Karpat, diretor da Gbor RH, negociar em grupo, porm, uma estratgia arriscada. “Tem que tomar cuidado porque o gestor pode interpretar como um compl”, afirma.

Tom de ameaa deve ser sempre evitado. Pedir aumento dizendo que recebeu uma proposta, por exemplo, pode ser um risco. “Fica a impresso de que se eu cobrir a oferta, no primeiro momento em que o profissional tiver algo melhor, vai pedir demisso, porque ficou pelo dinheiro”, diz Andr Narciso, CFO da start-up Quero Educao.

Gabriel Cabral/Folhapress
O analista de sistemas Frederico Furtado, na regio central de So Paulo

FORA

Mas, se crescer na empresa no for uma possibilidade, natural sair. O analista de sistemas Frederico Furtado, 35, que hoje tem o prprio negcio, conta que quando pedia aumento onde comeou a carreira, recebia negativas. “Fiz uma entrevista em outro lugar e me deram o que pedi. O lugar que me formou no me valorizou”, lembra.

Na teoria, segundo Karpat, as empresas deveriam dar aumentos por rendimento sem que o empregado precisasse pedir. Na prtica, no o que acontece, e quem fica calado pode ser prejudicado.

A cada ano trabalhado, Furtado ia sala do chefe. ” uma oportunidade de pedir feedback e um aumento. Ele no vai oferecer isso.”

A entrada na empresa o melhor momento para negociar, diz Felipe Brunieri, gerente da diviso de finanas da consultoria Talenses. O salrio atual –ou o ltimo, para quem est desempregado– o ponto de partida.

Em tempos de vacas gordas, normal trocar de emprego com aumento de 40% em relao remunerao anterior. J hoje o nmero para quem est trabalhando no costuma passar de 20%.

O cenrio ainda pior para quem est desempregado. ” um jogo em que eu ofereo, voc pede mais. Se voc no tiver tranquilidade, acaba aceitando qualquer oferta”, diz Minarelli. Atualmente, considerado normal receber uma proposta at 30% abaixo do ltimo holerite.

Informao sobre a mdia salarial de quem snior naquela rea tambm um dado importante. Para isso, um dos melhores caminhos enfrentar o tabu e falar de dinheiro com pares e colegas.

“As pessoas vivem cercadas de fontes, mas muitas vezes no tm coragem de perguntar quanto razovel pedir”, afirma Minarelli.

Se nada der certo, e a oferta que receber estiver abaixo do esperado, o empregado pode pedir um tempo para pensar e fazer uma contraproposta, colocando no papel aquilo que foi sugerido e os motivos por que esperava algo um pouco maior.

Se elevar o salrio for invivel, outros benefcios podem entrar em jogo. “Veja se consegue algo como fazer um curso. Pergunte: ‘Tem outra coisa que possa fazer por mim?'”, diz Krauskopf.