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Repórter testa novo Mustang: ‘A 179 km/h, lembrei que a reta terminava’ – Rodas


Dirigi um Maverick 1974 por quase dez anos, foi meu nico carro, no o de fim de semana. Da a ideia do editor deste caderno ao me convidar para testar o Mustang 2018 que a Ford comea agora a importar para o Brasil.

Como sou um cara vintage, claro que me lembrei imediatamente do filme “Bullitt”, de 1968. Nele, Steve McQueen, no papel de um policial duro, pula com um Mustang verde-musgo pelas ruas montanhosas de So Francisco.

“Bullitt” imortalizou o carro, por isso solicitei um verde-musgo para que eu pudesse ser feliz nesse teste. No fui atendido. A Ford informou que, por conta dos 50 anos do filme, uma srie especial foi lanada l fora e a cor exclusiva para os Mustang Bullitt.

NA RUA

Os jornalistas fomos convidados para testar a caranga na pista de Interlagos, ento me preparei bem: deixei crescer enormes costeletas iguais s de Emerson Fittipaldi em 1972. Fomos reunidos no hotel Palcio Tangar, que l para os mesmos lados, parece perto, mas fica a 13 quilmetros de distncia da pista.

Detalho isso porque a primeira misso foi dirigir do hotel ao autdromo. Sa seguindo outros dois Mustang, mas o jornalista ao meu lado, um senhor que escreve sobre automveis h 50 anos, mandou a gente entrar numa rua, seguir por uma avenida com trnsito e depois por outra, e claro que eu obedeci, j que eu no conhecia nada do bairro e ele sim, pois a netinha dele estudava por ali.

A sensao era esquisita. O carro parece pesado, mas basta um toque no pedal que ele fica leve. A direo, lotada de controles intransponveis, rica, assim como a frente de ao escovado e muito couro. O console de plstico, no entanto, me entristeceu.

O ronco bem ameaador, mas ningum pareceu morrer de medo, talvez por ser um Mustang preto e discreto. Mas se pisasse fundo, no podia ter ningum na frente, pois aquele aparelho pulava para a frente e jogava suas costas para trs num susto indito.

Para dar uma referncia, um Gol 1.0 tem l seus 80 cavalos. Um Civic 2.0 tem 155 cavalos de potncia. E esse Mustang 5.0 V8 em minhas mos? Possui 466 cavalos.

“Ningum bate o carro nesses testes?”, perguntei ao meu parceiro. “Quase nunca, mas lembro de um jornalista que morreu num Escort XR3 nos anos 1980.” Melhor parar com esse papo furado.

Encostei num posto e passei a direo ao vovozinho. Para minha surpresa, ele acelerou loucamente no meio do trnsito enquanto eu me agarrava nos belos detalhes em ao. “Boa arrancada”, definiu.

Prximo ao autdromo, comeou a chover. Meu jornalista de automveis preferido mudou o modo de direo do “normal” para “neve/molhado”, um recurso que eu no fazia ideia que existia, mas h outros, como esportivo, pista e drag.

Tudo se transforma, da firmeza do amortecedor s mudanas do cmbio. “Agora sim, o acelerador est tranquilo. A direo responde melhor”. “Claro”, aquiesci, “neve/molhado o que h.”

No autdromo, sairamos sozinhos, um em cada veculo. Como chovia, no torrencialmente, mas chovia, a equipe resolveu colocar alguns cones na pista. Alm disso, um piloto profissional iria na frente de um grupo de quatro jornalistas e outro iria atrs da bateria.

NA PISTA

Largamos, eu num azul-turquesa, o que me animou um pouquinho. Fiquei para trs logo no comeo e colaram atrs de mim. Deu um nervosinho e, ao sair da curva, meti o p no fundo, ouvi um rosnado e dei uma rabeada vergonhosa que parecia que ia acabar no meio da grama.

Estava a uns 80 km/h e o Mustang danou para a esquerda, para a direita, para a esquerda, para a direita.

Senti o corpo quente de assustado e me indaguei se aquele mecanismo de R$ 300 mil (menos cem reais) ia ficar de ponta cabea. Mas ele voltou sozinho normalidade aps uns cinco segundos –j eu demorei bem mais.

Pois quando eu voltei ao normal, acelerei na sada de outra curva, rabeei igualzinho, fiquei trmulo exatamente como antes e o carro assumiu o controle de novo.

Na grande reta, cheguei a 179 km/h e s a me lembrei que ela terminava. Comecei a frear achando que no ia dar tempo. Tinha uma curva logo ali, meu Deus. Fiquei to aterrorizado que esqueci de dirigir, apenas brequei e brequei at parar. Deu tempo: o motor morreu, eu no.

Achei que minhas aventuras em Interlagos seriam dignas de alguma bronca ou, no mnimo, de gozaes da equipe que aguardava nos boxes.

Mas ningum pareceu ter reparado como dirijo mal.

Fazer o qu? Chamei um txi 1.0 e voltei para casa.

Jewel Samad/AFP
Mustang Bullitt original, usado pelo ator Steve McQueen no filme "Bullitt", de 1968
Mustang Bullitt original, usado pelo ator Steve McQueen no filme “Bullitt”, de 1968

MUSTANG BULLITT

O modelo 1968 dirigdo por Steve McQueen tem motor 6.4 V8 com 320 cv de potncia. Duas unidades foram utilizadas no filme.

A Ford diz que diferentes geraes do Mustang aparecem em 3.000 produes de cinema e televiso, seja em destaque ou apenas como figurante.



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