SindServ Barueri – Portal – Lucro das empresas de capital aberto cresce 7,4% no 1º trimestre | Economia full screen background image

Lucro das empresas de capital aberto cresce 7,4% no 1º trimestre | Economia

As empresas brasileiras de capital aberto registraram uma alta de 7,4% no lucro líquido no 1º trimestre de 2018, na comparação com os 3 primeiros meses do ano passado, segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica.

O lucro líquido consolidado das 285 empresas analisadas somou R$ 50,82 bilhões, ante R$ 47,31 bilhões no 1º trimestre de 2017.

O levantamento foi elaborado com base nos demonstrativos financeiros padronizados entregues à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), não foram considerados outros informes que as empresas tenham apresentado ao mercado.

20 maiores lucros entre as empresas brasileiras de capital aberto (Foto: Economatica) 20 maiores lucros entre as empresas brasileiras de capital aberto (Foto: Economatica)

O setor com maior número de representantes entre os 20 maiores lucros é o de bancos com cinco empresas, seguido pelos setores de alimentos e bebidas e pelo setor de papel e celulose com duas empresas cada setor.

“A Petrobras é a empresa que tem o maior crescimento nominal de lucro no primeiro trimestre de 2018, entre as 20 mais lucrativas, com R$ 2,51 bilhões. A segunda com maior crescimento é CSN com R$ 1,38 bilhão”, destaca o levantamento.

Na outra ponta, a construtora Mendes Junior foi a que registrou o maior prejuízo entre as empresas de capital aberto (R$ – 245 milhões), seguida pela Marfrig (R$ – 202,6 milhões).