full screen background image
Últimas notícias

Tecfront – UOL


Quais são os planos dos candidatos para o futuro digital do Brasil?

Cinco candidatos à Presidência da República estiveram terça no Hotel Tivoli Moffarej, em São Paulo. Eles foram entrevistados por Luciano Huck como parte do evento GovTech Brasil, organizado pelo BraziLab e pelo ITS Rio.

O presidenciável Henrique Meirelles começou a conversa dizendo: “Luciano, você me conhece como Presidente do Banco Central e como Ministro da Fazenda. Hoje você vai conhecer o Meirelles jeek.” Algumas pessoas se perguntavam “jeek“?? Não seria geek??

É claro que o candidato sabe o que geek significa. A bem da verdade, o presidenciável tem história no processo de digitalização do setor bancário. Todavia, o pouco hábito de usar a expressão é que deve ter traído a tentativa de inserção com naturalidade em um debate que é cada vez mais crucial para o posicionamento dos políticos em campanha e na condução do seus mandatos.

Geralmente tecnologia não é tema abordado nos debates da televisão. Qual é o seu plano para implantar identidade digital para todos os cidadãos? O senhor ou senhora é a favor do princípio da neutralidade da rede? V.Exa sabe o que é blockchain? Essas são questões que raramente veríamos perguntadas nos principais debates (#ficaadica), mas que gradativamente vão se inserindo nas cartilhas políticas.

Deputados ou senadores, prefeitos ou governadores que se vinculam a pautas como transparência das contas públicas, participação digital, liberdade de expressão na rede e até mesmo proteção de dados começam a demonstrar como a tecnologia deixou de ser apenas um tema de nicho e que, saber transitar pelos seus mais variados espectros pode ser muito útil para a construção do portfólio de assuntos tratados pelo político.

Além disso, o uso cada vez mais frequente de rede sociais e de aplicativos de mensagem instantânea nas campanhas acaba atraindo a atenção dos então candidatos. Eles precisam se tornar digitais para sobreviver e, nessa transformação, muitos acabam tomando para si pautas sobre tecnologia.

Alguns candidatos, na série de entrevistas, procuraram mostrar familiaridade com os temas de tecnologia. Mostravam como realizações do passado os conectavam com o assunto. Todavia, uma outra verdade dessa área se impõe: é “update or die“. Ninguém vive apenas do passado quando as transformações tecnológicas são cada vez mais velozes.

Publicidade