iPhone XS: Apple está matando Touch ID, botão home e fone com fio – Notícias

Você pode não ter aprendido a dizer adeus, mas vai ter que aceitar: o lançamento dos novos iPhones da Apple confirma que a empresa está matando algumas funções dos celulares que muitas pessoas ainda são apegadas. É melhor você já se despedir do Touch ID, do botão em celulares e da entrada P2 para fone de ouvido – nem mesmo adaptador para isso terá mais.

Pela primeira vez na história desde que as tecnologias foram implantadas, a Apple lançou um conjunto de novos celulares que não têm esses elementos. Os novos iPhone XS, iPhone XS Max e o iPhone XR deixam no passado esses recursos

Veja também:

É bom dizer que eles ainda não morreram, já que a Apple continuará fabricando e vendendo o iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8 e o iPhone 8 Plus. Mas já foi dada a largada para o início do fim.

Touch ID
Juliana Carpanez/UOL

Touch ID fez usuários não precisarem digitar código para desbloquear celular

Talvez o recurso que mais causará saudades é o Touch  ID, aquela “mágica” que permitiu que você desbloqueasse o celular com o seu dedo. Ele foi apresentado pela Apple como uma revolução em 2013 no iPhone 5S – após só cinco anos, ele é uma prova viva de como as coisas mudam rápido no mundo de tecnológico.

A tecnologia foi substituída desde o iPhone X pelo Face ID, que a Apple diz ser mais seguro e eficaz para desbloqueio dos celulares. Alguns usuários podem não concordar, mas não tem mais jeito: o que resta é se acostumar, já que o fato de nenhum dos novos iPhones ter desbloqueio pela digital é um indício grande que a Apple adotou o Face ID como padrão.

Os novos iPhones sequer oferecem a opção do leitor de digital na traseira, como a Samsung adotou. Mas ainda há espaço para a identificação digital possa viver por mais um tempo: fabricantes chinesas já estão conseguindo embutir o leitor de digitais atrás da tela infinita e há quem diga que essa mesma tecnologia aparecerá no próximo Galaxy S10, da Samsung. Analistas que acompanham de perto a cadeia produtiva do iPhone afirmam que a Apple não conseguiu aplicar essa técnica de maneira satisfatória.

A solução para quem curte o Touch ID: se você não quer se desprender da tecnologia, ainda pode comprar os iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, que seguem à venda pela Apple e contam com o recurso. A grande maioria dos aparelhos Android lançada nos últimos dois anos também têm leitor de digitais.

Botão no celular
UOL

Está vendo esse botão na frente? Já era

O fim do Touch ID caminha juntinho com outro triste adeus: o adeus do botão home, seja ele mecânico ou virtual, na frente dos iPhones – esse é exatamente o local em que ficava o leitor de digitais. E olha que o botão home não tem pouca história: ele apareceu logo no primeiro iPhone como um dos comandos mais revolucionários do aparelho, que te levavam à tela principal com um único toque.

Todo mundo copiou para os celulares esse padrão, que segue até hoje. Mas a Apple decidiu, também com o iPhone X, que todo carnaval tem seu fim. E, assim como o Touch ID, pela primeira vez nenhum dos aparelhos lançados pela empresa tem o tradicional botão home.

Sem o botão home, a Apple adota o padrão usado com o lançamento do iPhone X de um celular funcionar à base de gestos. Voltar para a tela inicial, navegar entre diferentes aplicativos, voltar para tela anterior, fechar vários aplicativos de uma vez… Tudo é feito com um deslizar do dedo – para cima, para baixo ou para o lado.

O fim do botão home em toda a linha de celulares novos é um ato bem corajoso da Apple. Quem usa iPhones há mais tempo pode até se acostumar mais rápido com a tecnologia de gestos por já estar acostumado com alguns presentes no sistema há mais tempo, mas a ausência de um botão tem boa chance de confundir (e assustar) pessoas menos familiarizadas com a tecnologia e usuários do Android.

É bom dizer que o próprio Android já vem adotando alguns comandos de gestos após o lançamento do iPhone X. No entanto, ele segue longe de matar o botão, que em celulares mais recentes com o sistema operacional do Google passou a ser virtual.

A solução para quem quer um botão principal no celular: se você não quer se desprender da tecnologia, ainda pode comprar os iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, que seguem à venda pela Apple e contam com o recurso. Todos os celulares Android também ainda seguem com esse botão, seja ele físico ou virtual.

Fone de ouvido com fios
Beck Diefenbach/Reuters

Entrada para fone de ouvido não existe mais desde o iPhone 7

A Apple vem ensaiando a morte de fones de ouvido com fio há ainda mais tempo do que o fim do Touch ID ou do botão home – desde o iPhone 7 que a entrada específica para fones havia sumido dos smartphones da companhia. Agora, contudo, os novos iPhone XS, XS Max e XR não terão sequer o adaptador que vem na caixa para que fios com fone funcionem na entrada Lightning.

Usuários que queiram utilizar um fone de ouvido com fio serão obrigados a usar o da Apple que vem na caixa dos aparelhos. Caso queira utilizar algum de outra marca (seja headset ou fone), terá que se virar ou com um modelo Bluetooth ou terá que comprar o adaptador por fora, gastando mais ainda com os preços nada camaradas da empresa para acessórios.

A solução para quem quer celular com entrada para fone de ouvido: os iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X contam pelo menos com o adaptador para fone de ouvido na caixa. Celulares mais baratos de outras empresas seguem com a entrada para fone – a Samsung mantém a opção mesmo nos mais caros Galaxy S e Galaxy Note.