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Quais os benefícios? Como usa? Dose diária e Indicações


Dextrose é caracterizado como um açúcar simples obtido a partir do amido de milho, sendo quimicamente idêntico ao açúcar no sangue.

Trata-se, portanto, de um carboidrato simples que tem como finalidade repor as energias de forma rápida e intensa ao organismo.

Entenda como a dextrose pode lhe beneficiar, como fazer o seu uso e descubra as suas indicações e contraindicações. Além disso, confira o consumo diário desse açúcar, só aqui no Quero Viver Bem!

Dextrose

Quais os benefícios da dextrose?

Basicamente, por ser um açúcar simples, a ingestão de dextrose proporciona um “combustível” para as células do organismo, sendo metabolizado pelas estruturas que acabam recebendo uma dose extra de energia.

Por ser praticamente essencial, a dextrose conta com inúmeros benefícios que foram comprovados por meio de estudos científicos.

Confira quais são:

  • Acelera a recuperação dos músculos;
  • Evita o processo de catabolismo (processo que acontece quando o corpo procura por fontes de energia após um treino – quando não há fontes de energias disponíveis, o organismo ataca os próprios músculos, gerando perda da massa magra);
  • Favorece a hipertrofia – o ganho de massa muscular;
  • Favorece o metabolismo do glicogênio (sustância responsável por fornecer energia ao músculo);
  • Não contém sódio, cuidando da saúde arterial e prevenindo a hipertensão;
  • Não possui gordura, muito menos ácidos graxos saturados, o que diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Não tem colesterol, evitando também o risco de doenças cardíacas;
  • É ótima fonte de energia para atletas, principalmente para antes ou durante os treinos aeróbicos de longa duração.

Além disso, a dextrose pode ser usada como fonte de nutrição em hospitais.

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Dextrose

Como usar dextrose?

A dextrose pode ser usada em forma de suplemento. Seu consumo é indicado antes ou durante a prática de atividade física, mas há casos de uso no pós-treino, pois a captação de glicose se torna otimizada graças ao processo de contração muscular.

É justamente em um treino de musculação que a dextrose deve ser consumida após o treino em conjunto com uma fonte de carboidrato. Não esqueça da ingestão de uma fonte de carboidratos antes dos treinos, também!

A dextrose não deve ser incluída em seus dias de descanso ou em momentos de recuperação entre treinos – isso porque ela pode causar um aumento no índice de gordura no organismo.

O suplemento de dextrose é em pó e sua diluição é em água.

Observe o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para adquirir dextrose de qualidade. Obviamente, esse tipo de suplemento deve ficar longe do contato com o sol para não sofrer oxidação.

Mantenha sempre a embalagem bem fechada.

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Indicações e contraindicações

A dextrose tem indicações e contraindicações bem claras. Primeiro, esse suplemento é recomendado para as pessoas que praticam exercícios físicos e que, de preferência, estejam em seu peso ideal.

A razão é que a dextrose é uma fonte de glicose e, por causa disso, pode fornecer muita energia e interferir na luta pelo emagrecimento de pessoas que estão acima do peso.

Caso você esteja acima do peso, mas está interessado(a) em usar dextrose, converse com seu médico de confiança para ter todas as orientações devidas.

Isso vale também para diabéticos. Se o médico permitir o uso, um diabético pode aproveitar os benefícios da dextrose – caso contrário, é melhor ficar longe desse suplemento, já que ele pode causar picos de insulina que pioram o quadro da diabetes.

Por isso, a dextrose é contraindicada para:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas acima do peso;
  • Diabéticos.

A dextrose pode ter efeitos colaterais desagradáveis, principalmente para os diabéticos. Alguns exemplos dessas reações são:

  • Aumento da frequência urinária;
  • Aumento de sede;
  • Confusão mental;
  • Desidratação;
  • Dor de estômago;
  • Fadiga inexplicável;
  • Falta de ar;
  • Náusea;
  • Pele seca;
  • Vômito.

Para quem a dextrose é indicada, é ainda fundamental que seja feita a ingestão em quantidade e tempo apropriados.

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Dextrose

Consumo diário

Cada indivíduo possui uma necessidade e um objetivo a ser alcançado. Por isso, o ideal é responder o gasto calórico e energético de cada pessoa para se ter uma ideia de qual é a quantidade de reposição de dextrose mais adequada.

Não existe um limite no consumo desse carboidrato, mas é necessário atentar-se às próprias limitações do organismo.

A sugestão é conversar com um médico ou nutricionista para não ultrapassar de forma exagerada a quantia de açúcar que não será absorvida e que, consequentemente, será transformada de em gordura.



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