full screen background image
Últimas notícias

Sintomas da menopausa – Quais são? Como aliviar? Tratametos


Os sintomas da menopausa são muitos e variados. Os primeiros a aparecer são a irregularidade do ciclo menstrual e as ondas de calor. Ao entrar na fase não reprodutiva, a mulher  fica mais vulnerável às doenças e aos distúrbios emocionais, de modo que aprender a levar uma vida mais saudável torna-se imprescindível para a garantia da qualidade de vida na terceira idade.

Em pesquisa feita pelo  queroviverbem.com.br com 60 entrevistadas, constatou-se que 35% têm a vida muito interferida pelos sintomas da menopausa. Ainda assim, 6,8% afirmam que a fase não interferiu em nada. Foi o caso de Edilene Cristina, diagnosticada com menopausa precoce aos 38 anos, mas, apesar do calorão e da irregularidade menstrual, a única coisa que mudou foi a necessidade de repor os hormônios.

A ginecologista Doutora Débora dos Santos (CRM 26409/PR) comenta que há várias pacientes dela que chegam nesta fase mais bem resolvidas, com melhor estabilidade financeira e uma rotina mais saudável. A médica insiste que a menopausa “não é um bicho de sete cabeças” e a forma com que a pessoa lida com a situação pode interferir na incidência dos sintomas.

Sintomas da Menopausa

Publicidade