full screen background image
Últimas notícias

Anemia ferropênica: 5 remédios naturais para tratá-la


A anemia ferropênica é um transtorno que se desenvolve quando os níveis de hemoglobina no sangue se reduzem devido a uma deficiência de ferro. Produto disso, o oxigênio não pode ser transportado de forma ideal para os tecidos e as células, o que desencadeia vários descontroles no organismo. Você sabe como tratar a anemia ferropênica naturalmente?

5 remédios naturais para tratar a anemia ferropênica

A anemia ferropênica pode ocorrer devido a uma diminuição na capacidade de absorver ferro por meio da dieta ou devido ao consumo baixo desse nutriente. Também pode ser o resultado de hemorragias internas ou sangramentos excessivos na menstruação, entre outras causas. 

Muitas pessoas desconhecem que têm esse tipo de anemia, visto que seus sintomas primários são leves ou são confundidos com outras doenças. No entanto, às vezes a doença se caracteriza por: fadiga prolongada, pele pálida, falta de ar, fraqueza do cabelo e das unhas, e outras manifestações mais evidentes.

Os casos graves da doença devem receber atenção médica devido ao fato de que podem levar a outras complicações. No entanto, se a doença se manifestar de forma moderada ou leve, pode ser melhorada com mudanças na dieta e algumas soluções naturais. Descubra, a seguir, 5 remédios para tratar a anemia ferropênica.

Leia também: Tipos de dieta que podem ajudar a tratar a anemia

1. Espinafre

O espinafre contém vitamina C, que é indispensável para a correta absorção desse mineral.

Um dos melhores complementos para tratar a anemia ferropênica é nada mais nada menos que as folhas de espinafre. Esse maravilhoso vegetal pode fornecer até 3,6 mg de ferro a cada 100 gramas. Além disso, é uma fonte importante de vitamina C, nutriente essencial para a adequada absorção desse mineral.

Como utilizar?

  • O espinafre pode ser integrado em muitos tipos de pratos. No entanto, recomenda-se seu consumo cru, seja em shakes ou saladas.

2. Beterraba vermelha para tratar a anemia ferropênica

Durante muitos anos, a beterraba vermelha serviu como base de remédios contra a anemia. Assim então, 100 gramas desse vegetal contêm até 1,80 mg de ferro. Além disso, possui vitamina C e folatos, que também conferem propriedades antianêmicas. 

Como utilizar?

  • Primeiramente, corte a beterraba vermelha em vários pedaços.
  • Logo em seguida, bata no processador ou no liquidificador com uma cenoura e meia, e um copo de suco de laranja.
  • Finalmente, consuma o suco no meio da manhã durante 2 semanas seguidas.

3. Chá de Rooibos

O tomate possui compostos antioxidantes, como o licopeno, o que pode trazer interessantes benefícios para a saúde em geral.

O chá de Rooibos, ou chá vermelho sul-africano, é uma bebida natural que se popularizou no mundo todo devido a suas múltiplas propriedades medicinais. Pode ser útil para tratar a anemia ferropênica, já que tem um leve teor de ferro e vitamina C.

Como utilizar?

  • Prepare a infusão e consuma duas vezes por dia.

Nota: esse chá tem certa atividade estrogênica no organismo, por isso pode interferir em certos tratamentos. 

Não deixe de ler: Melhores remédios naturais para tratar a anemia na gravidez

4. Infusão de Artemísia

Não há estudos que confirmem os benefícios da Artemísia no tratamento da anemia ferropênica. Apesar disso, seu consumo pode ser benéfico visto que tem quantidades significativas de vitamina C, nutriente que intervém na assimilação de ferro.

Como utilizar?

  • Em primeiro lugar, coloque uma colher de Artemísia seca em uma xícara de água fervente.
  • Logo em seguida, tampe a bebida e deixe repousar por 10 minutos.
  • Finalmente, filtre com um coador e consuma depois das refeições principais.

5. Tomate

Suco de tomate

O tomate é um dos vegetais frescos que ajudam a obter ferro em caso de anemia. Seus compostos antioxidantes são muito benéficos para os transtornos que afetam a saúde sanguínea, visto que minimizam o impacto negativo dos radicais livres e das toxinas.

Como utilizar?

  • Consuma tomate frio em saladas ou sopas frias. Por outro lado, se preferir, pode preparar um suco de tomate com salsinha e limão, e tome no meio da manhã.
  • Finalmente, continue com o tratamento até sentir uma melhora dos sintomas.

Então, você recebeu o diagnóstico de anemia ferropênica? Siga o tratamento recomendado pelo médico e experimente também os remédios citados como complemento. Tenha consciência de que você não deve usá-los para substituir os suplementos prescritos pelo profissional da saúde. Inclusive, você deve perguntar com antecedência se essas alternativas não interferem no tratamento.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *