Melhorar a atenção em crianças: 9 exercícios

A atenção é essencial para receber corretamente as informações necessárias nos processos cognitivos. As crianças podem ser dispersas. É normal que sejam assim. No entanto, é necessário melhorar a atenção para que o processo de aprendizado produza os frutos esperados.

A capacidade de atenção dependerá de fatores como idade, nível de maturidade ou até de personalidade. Entretanto, há crianças mais distraídas e sonhadoras do que outras. Mesmo entre irmãos, é possível encontrar diferenças quando se trata de prestar atenção.

Como melhorar a atenção das crianças?

Quebra-cabeça para melhorar a atenção das crianças

Atualmente, existem muitos elementos que distraem e captam a atenção das crianças. Os estímulos com os quais interagem são muitos e são rápidos. Vemos isso quando navegam pela internet ou jogam videogame. Assim, quando vão para a realidade da sala de aula da escola, acham difícil ficar alertas e concentradas.

Certamente uma criança será mais propensa a se deixar levar por seus pensamentos do que outra. Entretanto, existem exercícios que podem favorecer a concentração. Apresentamos aqui 9 deles, que podem ser realizados em casa e de maneira divertida, como brincadeiras.

1. Um clássico: o quebra-cabeça para melhorar a atenção

Os jogos de quebra-cabeça são clássicos para melhorar a atenção e estimular o aprendizado. Existem várias opções adaptadas às idades e habilidades das crianças. Logo que você perceber que seu filho já reconhece as peças e as arma cada vez mais rapidamente, coloque à sua disposição um novo.

2. O jogo dos 7 erros

Outro jogo amplamente conhecido são livros ou hobbies com ilustrações praticamente semelhantes, nas quais diferenças quase imperceptíveis devem ser detectadas. Na internet, você também pode encontrar esses tipos de jogos ideais para melhorar a atenção.

3. Observe e ordene

Tenha um certo número de objetos (podem ser os próprios brinquedos do seu filho) em uma mesa e dê uma tarefa. Peça ao seu filho para observá-los e memorizar a maneira como estão ordenados. Em seguida, mude a ordem dos brinquedos e peça que ele os organize como estavam inicialmente.

Descubra: Truques para exercitar o cérebro e melhorar a memória

4. O que desapareceu?

Novamente em uma mesa, apresente vários objetos ou brinquedos ao seu filho. Peça a ele para observá-los cuidadosamente. Então diga que cubra os olhos e esconda um dos objetos. Quando a criança olhar novamente, peça que lhe diga qual não está mais lá.

5. Jogos da memória para melhorar a atenção das crianças

Outro clássico que não sai da moda! Para memorizar, deve prestar atenção. Você pode encontrar jogos de memória em cartões impressos ou em versões digitais. Enquanto ainda são pequenos, as imagens devem ser mais simples, mas à medida que crescem, procure opções mais desafiadoras.

6. Identifique a palavra-chave

Dê uma série de palavras-chave ao seu filho. Leia uma história e peça que ele anote mentalmente quantas vezes você menciona essas palavras-chave. Outra variante é que você peça para que a criança aplauda quando você a mencione.

7. Localize os números

Localize pela internet tabelas de números e peça ao seu filho para localizar um específico. Se forem pequenos, selecione números de um dígito. Mas à medida que forem crescendo, procure versões mais complexas dessas tabelas.

8. Mandalas coloridas

Mandalas coloridas para desenvolver a atenção

As mandalas são um excelente exercício de concentração, pois envolvem a repetição do mesmo padrão de cores. Novamente, a recomendação básica é procurar opções apropriadas à idade da criança para que ela possa efetivamente melhorar a atenção.

Sabia? Como reconhecer uma criança superdotada?

9. Sopa de letras para melhorar a atenção

Para crianças que já sabem ler, encontrar palavras nas tradicionais sopas de letras é sempre um desafio interessante e divertido. Aliás, você pode fazer pequenas competições para ver quem encontra mais palavras no menor tempo possível.

Considerações finais

Quando se trata de melhorar a atenção infantil, há muitas opções. O mais importante é começar com o mais fácil e incentivar a criança a melhorar cada vez. À medida que for progredindo, a complexidade deve ir aumentando para que a criança se sinta desafiada a melhorar e superar.

Lembre-se de que é normal a dificuldade das crianças em prestar atenção. É uma das habilidades cerebrais que demora para amadurecer e consolidar. No entanto, com esses exercícios simples, você pode ajudar seu filho a melhorar a atenção de uma maneira fácil e divertida.

Então, você se anima a brincar com seus filhos? Além de divertidos, esses jogos ajudarão seu desenvolvimento intelectual.