full screen background image
Últimas notícias

Castanha portuguesa: conheça seus benefícios


As propriedades da castanha portuguesa não são tão conhecidas quanto às de outros frutos secos. Estes últimos são caracterizados por conter nutrientes benéficos para a saúde, vitaminas e qualidades antioxidantes.

Por sua vez, a castanha portuguesa também possui um conteúdo nutricional completo: fornece uma boa quantidade de carboidratos, fibras e aminoácidos essenciais. Você a apreciará por seu sabor agradável, levemente doce e de textura muito macia quando cozida.

Pode ser preparada de diferentes maneiras: cozida, torrada, assada. Aliás, também se pode preparar geleia de castanha que pode ser incluída em preparações doces ou salgadas. Sem dúvida, é um ingrediente que se adapta a todos os gostos. Entretanto, é importante que você nunca a coma crua, pois contém taninos nocivos para o organismo.

Se a compararmos com outras frutas, como por exemplo, avelãs, nozes, amêndoas ou amendoins, a castanha portuguesa é pobre em gordura e fornece menos de 200 quilocalorias por 100 gramas. Portanto, ela pode ser usada sem problemas em suas dietas para reduzir o peso.

Destacamos neste artigo 7 propriedades da castanha portuguesa para a saúde do corpo. Certamente, convencerão você a incluí-la em suas refeições. Coma este delicioso fruto seco e você verá os benefícios que trará ao seu corpo.

Benefícios e propriedades da castanha portuguesa

Benefícios da castanha portuguesa

1. Protege nosso sistema cardiovascular

Como dissemos, entre as várias propriedades da castanha, destaca-se seu baixo teor de gordura. Ao mesmo tempo, é rica em antioxidantes e potássio, o que a torna um fruto valioso para reduzir o risco de doença cardíaca. Ademais, é rica em ômega 3, portanto, seu consumo aumenta o “bom colesterol” (HDL).

Não deixe de ler: Dicas para aumentar o colesterol bom

2. Fornece nutrientes suficientes para o nosso corpo

A castanha portuguesa é rica em minerais (potássio, cálcio, ferro, selênio, zinco, iodo, manganês) e fornece mais potássio e sódio do que outros frutos secos. Além disso, possui vitaminas C, K e abundantes vitaminas do complexo B, incluindo B6 e tiamina.

Sua contribuição nutricional faz com que seja uma aliada para manter o corpo saudável, especialmente o cérebro e o coração. É rica em carboidratos, que fornecem energia ao organismo, além de proteínas e fibras (3 gramas por 100 gramas).

3. A castanha portuguesa contém aminoácidos essenciais

Ácido fólico para gestantes

Este fruto fornece aminoácidos essenciais para o nosso corpo, que se combinam para formar as proteínas que fortalecem os músculos e mantêm um corpo saudável. São perfeitas para as dietas de atletas, idosos ou aqueles que seguem uma dieta vegana.

Devido ao seu teor de ácido fólico, é recomendada para a dieta de mulheres grávidas, pois favorece a formação adequada do feto e evita a anemia.

4. Previne o envelhecimento prematuro

As castanhas portuguesas frescas contêm antioxidantes abundantes, incluindo ácido elágico e gálico. Os antioxidantes contribuem para neutralizar os danos causados ​​pelos radicais livres nas células, causando seu envelhecimento e causando doenças degenerativas. Se queremos permanecer saudáveis ​​e com uma mente lúcida por muitos anos, é importante incluí-las em nossa dieta.

Você pode querer ler: Envelhecimento precoce: 3 sucos antioxidantes

5. A castanha portuguesa não contém glúten

Alimentos para celíacos

As pessoas celíacas sempre procuram alimentos nutritivos que possam incorporar à sua dieta diária. A castanha é ideal para eles, pois não contém glúten, nem como fruto nem transformada em farinha. Além disso, pode ser preparada de várias maneiras, o que oferece muitas opções para pessoas alérgicas ao glúten.

6. É boa para pessoas com diabetes

Ao controlar a quantidade que consomem, as pessoas que sofrem de diabetes podem se beneficiar das propriedades das castanhas.

A porção ideal para diabéticos é de 50 g ou 6 castanhas por dia. Isso é suficiente para fornecer muita fibra e energia.

A castanha causa uma sensação de saciedade que ajuda a que nos sintamos satisfeitos sem comer muito. Além disso, não produz picos de insulina porque os carboidratos que contém são absorvidos lentamente.

7. Fortalece nossos ossos e dentes

Entre as principais propriedades da castanha está a contribuição do manganês, necessário para o bom funcionamento celular e benéfico para a saúde óssea. Este componente ajuda a manter a massa óssea e evitar o desgaste. Além disso, sua importante contribuição de cálcio (145 mg por 100 g), juntamente com fósforo e magnésio, fortalece os dentes.

As propriedades da castanha portuguesa são múltiplas e contribuem de forma positiva e integral para a saúde do seu corpo. Assim, você conseguirá uma boa digestão, fortalecerá seu sistema imunológico e cuidará do seu coração.

Entretanto, como sempre, o melhor é a consulta com seu médico porque ele indicará as quantidades adequadas para cada caso.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *