full screen background image
Últimas notícias

Por que a osteoartrite causa dor no joelho?


A osteoartrite ou artrose “por uso e desgaste” é uma doença sistêmica e degenerativa que pode afetar qualquer articulação do corpo humano. Frequentemente, ela se desenvolve por causa do desgaste sofrido pelas cartilagens protetoras localizadas nos extremos dos ossos. A osteoartrite causa dor no joelho?

Embora existam várias condições e lesões que podem afetar essa articulação, a osteoartrite é a patologia crônica que mais a afeta. De fato, uma das formas mais comuns dessa doença é conhecida como osteoartrite de joelho.

Seu aparecimento é frequente em pessoas adultas e na terceira idade, sendo um dos principais motivos de invalidez. No entanto, há disponíveis várias terapias e tratamentos que ajudam a suportar a dor apesar de não existir uma cura definitiva para o processo progressivo subjacente.

O que é a osteoartrite de joelho e por que causa dor?

Homem com dor no joelho

Para entender por que a osteoartrite causa dor no joelho, é importante abordar o desenvolvimento dessa patologia sobre a articulação. Embora qualquer parte do corpo possa ser afetada, um grande número de casos ocorre devido à deterioração das cartilagens que recobrem os ossos que fazem parte dos joelhos.

 Saiba mais sobre: Osteoartrite no joelho: os melhores exercícios

As cartilagens articulares são tecidos moles e escorregadios que têm a função de cobrir, proteger e amortizar os extremos dos ossos do joelho. Por isso, quando se desgastam ou sofrem algum dano, essa articulação perde sua capacidade de flexionar e se movimentar com normalidade.

Além disso, dado que se origina um processo inflamatório, desencadeia episódios crônicos de dor que aumentam com o passar do tempo. Por isso, se a pessoa não segue um tratamento para diminuir sua progressão, com os anos seus movimentos se veem limitados e os sintomas ficam mais severos.

Como a osteoartrite de joelho é classificada?

A osteoartrite causa dor no joelho de acordo com o grau de desenvolvimento em que se encontra. Por isso, quando se trata de dar um diagnóstico são consideradas as três formas como essa doença é classificada. Uma pessoa pode ter os seguintes tipos de osteoartrite de joelho:

Osteoartrite leve de joelho

Os pacientes que têm esse tipo de osteoartrite só apresentam incômodos após realizar grandes esforços físicos. Por outro lado, ao fazer uma radiografia simples de joelho ainda não são observadas alterações evidentes.

Osteoartrite moderada de joelho

Nesse caso, já há algumas mudanças perceptíveis quando se realiza uma radiografia no joelho. Os episódios de dor se manifestam após passar muito tempo em pé ou ao fazer exercícios moderados. Paralelamente, os sintomas aparecem e reaparecem várias vezes ao ano.

Osteoartrite grave de joelho

Quando chega a um estado de gravidade, a osteoartrite causa dor prolongada no joelho, mesmo após realizar esforços leves. Em geral, os pacientes sentem rigidez e dor nos primeiros 20 minutos do dia, embora o sintoma diminua conforme passam as horas.

Nesse ponto, ocorrem vários episódios de derrame articular com o joelho inflamado. Por conseguinte, os episódios de dor são mais frequentes e podem afetar a capacidade de movimento. Na radiografia, é possível apreciar sinais evidentes da deterioração da cartilagem.

Dor ao fazer exercício

Sintomas da osteoartrite de joelho

Os sintomas de um paciente com osteoartrite podem variar de acordo com a degeneração da cartilagem. No entanto, em nível geral, suas manifestações clínicas são a dor, a inflamação e a impotência funcional. Este último sintoma é a incapacidade que a pessoa apresenta para executar todos os graus de movimento do joelho.

Confira também: 7 dicas para prevenir a osteoartrite

A inflamação, que por sua vez é a razão pela qual a osteoartrite causa dor no joelho, ocorre porque há um excesso de líquido sinovial no interior da articulação. Então, ao impedir o apoio normal do membro inferior afetado, limita seus movimentos e reduz a qualidade de vida. Em resumo, os sintomas podem incluir:

  • Uma dor que aumenta pelas manhãs e que diminui após um período de “aquecimento” do joelho.
  • Sensação de rigidez depois de períodos de inatividade.
  • Processos prolongados de dor após dobrar os joelhos (por exemplo, ao permanecer por muito tempo sentados).
  • Dor intensa que aumenta com o movimento.
Tratamento da osteoartrite

Por que é importante receber um diagnóstico oportuno?

É primordial considerar que todos os tipos de osteoartrite pioram com o passar do tempo. Por isso, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor é o prognóstico e os resultados do tratamento. O médico pode recomendar uma série de radiografias para confirmar essa doença.

Por meio desses exames, é possível verificar qual a intensidade do dano da cartilagem e se houve diminuição no espaço articular que separa os ossos do joelho. Uma vez analisado em que nível de desenvolvimento está o problema, o profissional pode sugerir:

Em resumo, a razão pela qual a osteoartrite causa dor no joelho é o processo inflamatório que deriva do desgaste da cartilagem articular. Dado que é uma doença progressiva, é essencial procurar um tratamento o mais rápido possível.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *