full screen background image
Últimas notícias

Remédios naturais para aliviar dores musculares


Se você é uma das pessoas que gosta de ir à academia ou se exercitar regularmente, certamente sabe o que é ter mialgia ou dor muscular. No entanto, pode ser um problema contraproducente, por isso é importante saber como aliviar as dores musculares em casa e com remédios naturais.

A mialgia, ou dor muscular, é geralmente vista como algo habitual no cotidiano de atletas de alto desempenho e pessoas que treinam fisicamente. Mas isso não precisa necessariamente ser assim.

Remédios naturais para aliviar as dores musculares

homem com dor muscular no braço

Às vezes, o exercício ou um movimento mal executado podem levar a danos microscópicos no tecido muscular. O que pode ser contraproducente, uma vez que a força muscular e a vontade de se mover diminuem, e gera-se um período de dor improdutiva.

Para aliviar os sintomas da dor muscular, existe uma grande variedade de remédios e suplementos naturais. Se você não os conhece, não se preocupe, fizemos uma lista para você.

Cafeína

A cafeína é um alimento recomendado para pessoas que fazem atividade física. Muitos treinadores recomendam o seu consumo antes de começar a se exercitar para melhorar o desempenho. Mas o que muitos ignoram é que também é um ótimo relaxante muscular.

Isso ocorre porque a cafeína estimula o sistema nervoso e gera outras reações no corpo, como a mitigação das dores musculares. Você só precisa levar em consideração que o consumo deve ser moderado.

Óleo de coco para aliviar as dores musculares

Óleo de coco para dores musculares

As propriedades do coco são apropriadas para uma grande variedade de doenças no corpo. Especialmente para aliviar dores musculares. Por isso, muitas pessoas incluem o óleo de coco em suas dietas, usando-o como manteiga ou para cozinhar. Outras opções de consumo válidas para aliviar dores musculares são os doces à base de óleo de coco. Este, como um de seus ingredientes, terá um efeito positivo no músculo, proporcionando alívio e relaxamento.

Açafrão

O açafrão é um tempero natural que contém curcumina, que funciona perfeitamente como antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias. É por isso que tem o açafrão é muito efetivo no desenvolvimento das articulações e músculos. A curcumina tem uma reação produtiva à inflamação das articulações e dores musculares. Recomenda-se consumir antes ou depois de frequentar a academia.

Vitaminas B e C também ajudam a aliviar as dores musculares

Atletas e pessoas que treinam regularmente devem ter uma dieta completa que forneça todas as vitaminas ao corpo. As vitaminas B e C são essenciais, pois podem ajudar mais rapidamente na recuperação muscular, sendo básicas entre as necessidades nutricionais de cada atleta.

Ambos funcionam como uma solução solúvel que reduz a mialgia. A vitamina C é responsável por promover a recuperação muscular após o exercício e reduz o estresse oxidativo no corpo; enquanto a vitamina B cumpre outra variedade de funções.

A vitamina B6 é responsável por melhorar a capacidade do corpo de sintetizar nutrientes e aminoácidos. Estes são necessários para que o corpo possa decompor compostos e alimentos que funcionam como combustível. Entre esses, a proteína; por isso funcionam muito bem para aliviar dores musculares.

Também vai gostar de ler: Sintomas e remédios para o déficit em vitamina B

Camomila

A camomila é usada para tratar inúmeros desconfortos e doenças. Estes podem incluir doenças musculares e espasmos. Sua função contra esses males se deve ao fato de conter cerca de 36 flavonoides, que contam com propriedades anti-inflamatórias.

Você pode obter alívio com este remédio natural por via tópica, esfregando ou massageando com óleo essencial de camomila diretamente no músculo. Ou você pode tomar um chá, que também permitirá que relaxe e alivie o estresse.

Não deixe de ler: 6 propriedades medicinais da camomila

Suco de cereja

Outro remédio natural para aliviar dores musculares é o suco de cereja. As cerejas ácidas são antioxidantes e possuem compostos anti-inflamatórios que funcionam perfeitamente contra a inflamação muscular. Elas são recomendadas para pessoas que realizam sessões de exercícios intensos.

É um dos melhores alimentos recomendados para atletas inscritos em maratonas, para aliviar o estresse muscular após participar de uma corrida. Com suas qualidades antioxidantes, este suco pode ajudar a desinflamar e relaxar os músculos naturalmente.

Canela

Pau de canela.

A canela não serve apenas para dar um toque de sabor às nossas refeições e sobremesas. Também funciona como relaxante muscular. Ele afeta a sensibilidade à insulina e ataca a atividade antioxidante.

Isso permite que ela proporcione ao corpo alívio nos músculos. A canela funciona como um relaxante muscular mais preciso em comparação com o gengibre e o placebo.

Descanse para aliviar as dores musculares

O descanso físico também pode ser contado como um remédio natural para aliviar dores musculares. Os músculos precisam se recuperar após o excesso e a sobrecarga a que foram submetidos. Se assegure de dormir bem e bastante, e de não se esforçar em excesso.

É importante manter um equilíbrio entre descanso e atividade física para que o corpo possa funcionar corretamente e evitar danos extremos ao músculo. Além disso, também é importante descansar por vários dias quando a dor é muito intensa.

A mialgia está relacionada à vida saudável, mas é aconselhável ter cuidado com o excesso de atividade; pois isso pode afetar negativamente a saúde e a produtividade em geral.



Fonte




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *