E COMO FICOU O PISO DA ENFERMAGEM?

Após uma luta de anos, que teve muita pressão dos trabalhadores da Enfermagem, o Piso Salarial da Enfermagem aprovado pelo governo federal no início de janeiro, precisa apenas da publicação de uma Medida Provisória, normatizando a Lei 14.434/21, para remanejar recursos dos fundos públicos federais e destiná-lo ao contracheque da categoria.
A Proposta de Emenda Constitucional 27 — elevando o piso salarial de enfermeiros, auxiliares, técnicos e parteiras – foi aprovada pelo Senado no ano passado, houve tentativas de uso eleitoreiro no pleito de 2022, jogo de empurra entre poderes, mas agora sabemos que há chances reais para entrar em vigor.
No mês passado, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu em Brasília representantes do Fórum Nacional da Enfermagem. O ministro, afirmou não haver questionamento sobre a constitucionalidade da matéria, que o Congresso Nacional construiu novas alternativas e reafirmou ser “fundamental valorizar os profissionais de enfermagem do nosso país”.
Cabe agora pressionar para que haja a publicação da Medida Provisória, que permita a aplicação imediata do Piso Salarial da Enfermagem. Acreditamos que hoje a conquista desse direito esteja mais próxima. Essa é uma demanda não só dos servidores da saúde, mas de toda a sociedade que necessita que esses profissionais sejam reconhecidos e bem pagos, e que possam entregar serviço de excelência e não tenham que ter vários empregos e cargos para fazer frente às suas despesas.

Assim que o novo piso salarial da enfermagem for aplicado, ficará da seguinte forma:

Enfermeiro/a: R$ 4.750,00
Técnico/a de enfermagem: R$ 3.325,00
Auxiliares de enfermagem e parteiras: R$ 2.375,00

COMO FICOU O PISO DOS PROFESSORES?

Piso Salarial dos Professores 2023
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no mês de janeiro último, o reajuste no piso dos professores da educação básica. A princípio, o novo valor será de R$ 4.420,55. O reajuste em relação aos anos anteriores foi o equivalente a 15%.
O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.
O piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.
fonte: Com Agência Brasil