E O RACISMO ESTRUTURAL, O QUE É?

26 May 1966 — Reverend Dr. Martin Luther King Jr. — Image by © Bettmann/CORBIS

“Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.”
Martin Luther King Jr., em seu famoso discurso em Washington DC.
O racismo estrutural é um tipo de discriminação que está enraizado em instituições, sistemas e normas sociais, causando desigualdades persistentes e sistemáticas entre grupos raciais. É importante falar sobre isso pois, apesar de muitas pessoas pensarem que o racismo não existe mais, ele continua presente em nossa sociedade de maneira velada e sutil, afetando negativamente a vida de pessoas negras e de outras minorias raciais. Ao discutirmos esse tema, estamos chamando a atenção para as desigualdades que existem em áreas como educação, saúde, justiça e trabalho, e revelando como essas disparidades são causadas por sistemas que favorecem certas raças em detrimento de outras. Enquanto não reconhecermos e enfrentarmos o racismo estrutural, não seremos capazes de construir uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária. E não se trata de “MI, MI, MI”, como costumam replicar os que não acreditam na existência de racismo estrutural.
Em muitas situações de violência, homens negros são frequentemente confundidos como bandidos ou ameaças, o que resulta em situações injustas e perigosas. Essa percepção racial discriminatória contribui para a violência e o racismo sistêmico que ainda persistem em muitas sociedades, inclusive a nossa. É crucial combater esse preconceito e garantir a segurança e os direitos de todos, independentemente da cor da pele.Vimos recentemente um acontecimento no Rio Grande do Sul, onde um homem negro chama a polícia após ameaça de morte e acaba preso. O caso teve repercussão no último dia 17 de fevereiro, em decorrência de um vídeo que circulou nas redes sociais.
De acordo com testemunhas que estavam no local, policiais da brigada Militar prenderam o homem negro de 40 anos, que havia chamado a corporação, após ter sofrido ameaça de homicídio por homem branco que portava uma faca. O homem negro denunciou o caso aos policiais, mas, no meio da situação foi preso “por resistência”, é um absurdo, mas é o racismo estrutural mostrando sua cara, e parafraseando o Trecho da música “Negro Drama”, composta por Mano Brown e Edi Rock, do Racionais MC’s, ver o negro pobre, preso ou morto, já é cultural.
Uma sociedade atenta a tais situações é o começo de uma sociedade civilizada.

Entre em contato conosco no 4163-4050

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *