DENGUE

Com a chegada do verão e das chuvas, é importante redobrar a atenção e os cuidados com a prevenção da dengue. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode trazer sérias complicações e até mesmo ser fatal. Por isso, é fundamental manter o ambiente limpo e livre de recipientes que possam acumular água parada, como garrafas, pneus, vasos de plantas e caixas d’água mal fechadas. Além disso, é importante utilizar repelentes, telas de proteção nas janelas e roupas adequadas para se proteger contra as picadas do mosquito. A prefeitura está empenhada no combate à dengue, mas nem todo o cuidado vem do poder público, vamos fazer nossa parte. Apesar de já conhecidas, as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem sempre ser reforçadas e a mobilização da população deve ser constantemente incentivada, visto que as residências são os principais locais de acúmulo de água parada. Mais de 80% dos focos positivos do mosquito estão nas residências em ralos, calhas, caixa-d’água destampadas, plantas com água e a maior concentração dos problemas encontrados pelos agentes de combate às endemias, são resíduos sólidos (lixo) desprezados pela população dentro de suas casas. Ainda, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar também dor abdominal, vômitos persistentes, diarréia, desânimo e sangramento de mucosa. A notícia boa é que já foi desenvolvida vacina, mas, por enquanto, não há doses suficientes para todos, relevando ainda mais os cuidados com o ambiente. É dever de todos combatermos a dengue e mantermos a nossa comunidade segura e saudável. Fiquem atentos e cuidem da sua saúde e da de seus familiares. Juntos podemos vencer essa batalha!